INSTITUTO GESTALT DE VANGUARDA
O Instituto é um centro de formação de terapeutas segundo o modelo Gestalt integrativa proposto pelo psiquiatra chileno Claudio Naranjo, herdeiro do legado de Fritz Perls em Esalen, Califórnia. O método desenvolvido por Naranjo, denominado Living Gestalt, propõe resgatar o espírito vivo, autêntico e criativo de seu professor e, dessa forma, aproxima-se muito da arte e da criatividade.
Essa integração entre o artístico, o terapêutico, o autoconhecimento e a conexão espiritual é a base da atuação do Instituto Gestalt de Vanguarda na unidade Belo Horizonte - MG. Dessa forma, a instituição oferece uma abordagem única para o desenvolvimento humano.


FORMAÇÃO EM GESTALT
O programa de formação de terapeutas em Gestalt Viva do Instituto Gestalt de Vanguarda Claudio Naranjo foi criado por muitas mãos e inspirado pelas grandes escolas de Gestalt da Europa. Neste novo tempo, nasce o programa de formação em Gestalt Viva, que se mostra criativo e inovador, respeitando as bases técnicas e teóricas orientadas pela Asociación Internacional de Escuelas Gestalt Viva, e ainda valorizando o espírito livre e revolucionário de nosso Mestre. O corpo e o movimento, a consciência e a presença, o apoio e a confrontação, a profundidade e a fluidez, o Individuo e o grupo, a infância e a família, os sonhos e a realidade, temas que se entrelaçam e formam esta nova Gestalt em movimento expressivo, em cores, formas e palavras.
O ENEAGRAMA
O Eneagrama da Personalidade é um método de estudo do caráter humano desenvolvido por Dr. Claudio Naranjo, que dotado de um amplo conhecimento da psicologia contemporânea, sistematizou e embasou cientificamente a aplicação de uma abrangente tipologia ao trabalho psicoterapêutico, originando o que se denomina “Psicologia dos Eneatipos”.
Consiste em um poderoso recurso de autoconhecimento e um caminho de transformação interior que orienta para mudanças conscientes e progressivas. É uma ferramenta reveladora, imprescindível para quem deseja desenvolver seu potencial amoroso e criativo, proporcionando uma melhor qualidade de vida e uma maior capacidade de interação humana.
Esse trabalho é a porta de entrada para a escola de crescimento humano criado por Claudio Naranjo: Seekers After Truth (Programa SAT Brasil).


A DIVINA COMÉDIA HUMANA
O Workshop “A Divina Comédia Humana” é um trabalho único e autoral, que se apoia no estudo dos 27 personagens descritos na Psicologia dos Eneatipos, representados por diferentes máscaras teatrais. É um trabalho terapêutico orientado ao estudo da personalidade, que integra o teatro gestáltico e o trabalho corporal expressivo, explorando, a um só tempo, as referências utilizadas na construção das máscaras como animais e elementos da natureza, os personagens clássicos da Commedia dell’ Arte e o caráter humano. É um percurso de autoconhecimento pela via criativa, um convite ao desconhecido e à entrega ao fluxo vital que se põe em movimento em cena e que possibilita um amplo resgate do instinto e o encontro com nossas emoções. A construção de cenas e personagens nasce em um universo arquétipo e onírico que compõe o nosso imaginário, com um simbolismo que evoca a integração de nossa luz e sombra.

DR. CLAUDIO NARANJO
Claudio Naranjo é Graduado em Medicina, com especialização em Psiquiatria, no Chile. Pós-graduado no Departamento de Relações Sociais da Universidade de Harvard. Investigador associado da Universidade da Califórnia, membro do instituto de Estudos Culturais de Londres e do conselho editorial do Journal of Humanistic Psychology. Membro da filial norte americana do Clube de Roma e fundador Escola SAT para o Crescimento Humano, com atividades no Brasil, Austrália, México, Chile, Alemanha, Espanha, Itália, Uruguai e Argentina. É autor de mais de 20 livros em diversos idiomas.
Claudio Naranjo é uma das mais relevantes personalidades na Gestalt de nosso tempo, um dos principais expositores na maioria dos Congressos Internacionais da Gestalt-terapia na atualidade. Ainda que em sua literatura se apresente como um defensor do enfoque vivencial e “ateórico” de Fritz Perls.
